Palavra do Gestor

O VERDADEIRO CASAMENTO
Gn 1.23 e 2.20-24; Ct.8.7; 1 Co 13.4-7; Ef 5.22-33

“E DISSE O SENHOR DEUS: NÃO É BOM QUE O HOMEM ESTEJA SÓ; FAR-LHE-EI UMA ADJUTORA QUE ESTEJA COMO DIANTE DELE.”

O matrimônio é tão antigo quanto o ser humano. Para que ele possa ser uma benção é necessário existir três elementos fundamentais, os quais são: 1) o abandono (sentido positivo), 2) o unir-se e3) ser uma só carne.

1. O abandono - O casal que entra na vida matrimonial abandona, deixa para traz os seus lares e passa a construir um novo lar, uma nova célula .É um novo começo. Portanto as antigas raízes devem ficar para traz . Isso não significa desprezo aos pais ou aos demais parentes, mas quer dizer uma nova, um novo momento. Isto precisa ser compreendido pelo antigo lar e pelo novo casal.é

2. O unir-se – É o casamento público, é a união legal no cartório e na igreja. É a satisfação à sociedade que rodeia o casal. É o assumir, por parte dos nubentes, a responsabilidade do matrimônio e tudo o que isto implica. Esse verbo também quer dizer “colar, grudar, apegar”. É um “colar, grudar, apegar, unir” de marido e mulher de forma muito firme, muito forte. Ambos estão “colados” um ao outro que para separar será preciso quebrar! Ou seja, a separação é uma quebra, uma destruição de algo que está colado firmemente. E o sinal da quebradura vai ficar marcado.

3. uma só carne - Isto se refere à união sexual. O matrimônio se consuma no ato sexual. Ali acontece o milagre. São dois que passam a ser um! Uma só carne não se refere somente ao ato físico, mas é também a união de dois corpos na verdade. É unir-se na vida.

Pensamento: Certa vez, um pastor, quando realizava uma cerimônia de casamento, fez a seguinte comparação: Ele pegou dois copos com água no mesmo nível dizendo: a partir de hoje vocês serão unidos e jamais alguém os conseguirá separar. Então ele tomou os dois copos com água e despejou em um só copo, dizendo quem será capaz de separar a água no copo? Assim, disse ele, serão vocês de hoje em diante. É impossível separar vocês dois.
Estudo Elaborado de Jan a Jun 2012 pelo Ev.Luiz José do Nascimento- Bel. em Teologia P/Escola de Teologia da IEADPE


(Ev Luiz José – Bel em Teologia - IEADPE)

Seguidores

Novo Face

 
Support : Copyright © 2012. . - todos os direitos reservados para IEAD-SAIRE